Neste site você irá entender a abordagem da psicanálise com técnicas combinadas (psicanálise, hipnose, eneagrama, meditação, psicopedagogia) desenvolvida pelo Dr. Jansen Santana (Ph.D). Você encontrará tratamentos, por exemplo, para depressão, síndrome de pânico, ansiedade, síndrome do esgotamento profissional, além de outros acometimentos na saúde mental.

O Dr. Jansen Santana (Ph.D) possui um método próprio que integra a compreensão das individualidades de sua personalidade e o seu desenvolvimento psicoemocional. Além disso, a interação é constante durante a sessão. Durante a sessão de psicanálise poderá ainda receber treinamentos, por consequência, desenvolvendo áreas essenciais para seu crescimento pessoal. A abordagem contempla técnicas de Terapia Cognitiva Comportamental Baseada na Personalidade Humana, segundo o Eneagrama.

Buscaremos como resultado compreender as problemáticas que desencadeiam os sintomas que estão te comprometendo e conduzir alternativas para superá-las. No desenvolvimento pessoal, do mesmo modo, desenvolveremos seu autoconhecimento e aprimoramento de saberes e habilidades, mapeamento de competências e avaliações por meio de testes validados pela Universidade Federal de Minas Gerais. Nossos clientes sempre demonstram satisfação a cada sessão pois nosso objetivo é sempre promover mudanças significativas a cada encontro.

TRATAMENTOS

O mundo nunca esteve tão adoecido como agora e o Brasil é o país que está no topo do ranque. Se você está passando por algum adoecimento mental, não se culpe, o ritmo que estamos vivendo tem ultrapassado nossos limites e a medicação ou a terapia tem sido uma forma de voltar a conectarmos novamente com a nossa essência e resinificar o modo como estamos encarando nossa vida pessoal e profissional.

Atuamos diante de demandas relacionadas, mas não se limitando a elas, conforme os termos de uso dos nossos serviços.

  1. Ansiedade
  2. Pânico
  3. Depressão
  4. Vozes
  5. Sexualidade
  6. Conflitos na adolescência
  7. Esgotamento profissional
  8. Burnout
  9. Relacionamentos
  10. Personalidade
  11. Evolução pessoal

Ansiedade

O Brasil é o país mais ansioso do planeta. A ansiedade pode ser percebida de forma persistente como aflição, angústia, perturbação do espírito causado pela incerteza, relações em contexto de perigo. Alguns sintomas no corpo são percebidos como, por exemplo, incontinência urinária, agitação, tonturas, tremores, dor de cabeça e mal-estar.

Pânico

A recorrência de ansiedade grave e estreses podem provocar dores no peito, taquicardia, dificuldade para respirar, medo de morrer, além de dormência ou formigamento, sudorese, tremores, tonturas, calafrios, ondas de calor, sensação de garganta fechando, dor de cabeça, aumento da pressão arterial.  A crise de pânico é instável de tal forma que pode acontecer em qualquer local.

Depressão

Apresenta tristeza persistente ou profunda, alteração do apetite, da libido, de ânimo, insônia, dores no corpo, pessimismo, baixa autoestima, vícios. O humor e o pensamento oscilante podem levar ao desejo de por o fim na vida. Pode ser sutil, grave ou com presença de autoestima inflada. Na depressão também existe a capacidade de sorrir, se cuidar e ainda assim estar em profundo sofrimento. Depressão não é frescura, não é falta dessa ou daquela justificativa e você não está só.

Vozes

O medo do preconceito e do julgamento levam a introspeção dos ouvidores de vozes, até mesmo com seus médicos e terapeutas, quando estão sob tratamento, gerando mais angústia e frustração. Pessoas como Virginia Woolf e Ghandi (Woods, 2013) ouviam vozes. Com o advento da psiquiatria, ouvir vozes passou a ser sinônimo de doença e loucura, mas, a milênios há registro de vozes associadas a espiritualidade, criatividade e insights filosóficos. Ouvir vozes nem sempre está associada a uma doença como a esquizofrenia. Ter um espaço seguro para falar sobre a escuta de suas vozes pode levar a compreensão das perdas de sua qualidade de vida e promover melhoras significativas de como você as enfrenta. As vozes podem estar relacionadas a traumas ou a qualquer outro fator, mas o mais importante é perceber que sua vida pode seguir com equilíbrio.

Sexualidade

Conflitos internos habitam entre uma questionada "normalidade" em virtude da sua vivência com sua família em formato “não tradicional", por analogia equivocada.

Do mesmo modo, a orientação sexual pode ser tornar um fator de grande angústia logo que se identifica o não reconhecimento de seus desejos comumente associados ao padrão heteronormativoheteronormativo de relacionamento, aqui você estará em segurança, poderá se abrir e ser de fato e ser quem você é, ou seja LGBTQI+ LGBTQI+.

Conflitos na adolescência

São muitas coisas para se assimilar ao mesmo tempo, além da mudança no corpo e da experimentação de novos sentimentos e sentidos, existe uma grande complexidade. Nesta fase é preciso discernir de fato sobre o futuro, não apenas aprender novas responsabilidades, mas pensar na vida profissional. Entender novos padrões de comportamento na família e na sociedade, aprender a conciliar a vida digital com a vida que acontece no aqui agora. Assim, ter que escolher uma carreira, entender amores, paixões e questões da vida sexual. Desta maneira também, saber dialogar com os pais e irmãos e perceber as diversidades da família como um ponto positivo.

Esgotamento profissional

Síndrome de Burnout, ou seja, o esgotamento profissional, apresenta sintomas como exaustão extrema, nervosismo, insegurança, mudanças de humor, dores de cabeça, sofrimento psicológico, dor de barriga, tonturas e incontinência urinária.  Se relaciona ao excesso e desgastes no trabalho ou sensação da incapacidade de fazê-lo.

Síndrome de Burnout

Síndrome de Burnout, ou seja, o esgotamento profissional, apresenta sintomas como exaustão extrema, nervosismo, insegurança, mudanças de humor, dores de cabeça, sofrimento psicológico, dor de barriga, tonturas e incontinência urinária.  Se relaciona ao excesso e desgastes no trabalho ou sensação da incapacidade de fazê-lo.

Relacionamentos

Relacionamentos nem sempre são fáceis, afinal nos relacionamos com amantes, família, trabalho e sociedade, neste sentido, podemos desenvolver conceitos e habilidades para enfrentar pessoas difíceis, relacionamentos conturbados, resolução de conflitos, superação de angústias, medos e traumas. Inferir sobre situações complexas como falta de diálogo, distanciamento afetivo e adoecimento de familiares por exemplo.

Personalidade

Podemos entender a personalidade como tudo que nos levou ser quem somos no momento. Neste sentido, trabalhamos com os traços de personalidade segundo o eneagrama, deste modo, conhecendo os comportamentos, padrões mentais e sentimentos desequilibrados mais viscerais que temos, aqueles que tomamos por impulso e que muitas vezes nos prejudicam, mas não sabemos como superá-los.  Com esta técnica tomará ciência dos seus atos de desequilíbrio, como alcançar o equilíbrio, superar ciclos e padrões destrutivos e se desenvolver para viver uma vida plena.

Evolução Pessoal

De repente você se encontra numa fase da vida onde tudo parece estar no seu lugar, mas tem a percepção que conversar com alguém sobre assuntos mais profundos sobre si e sobre as questões que envolvem o ser humano, te ajudará em seu processo de evolução pessoal, contando ainda com um espaço seguro para compartilhar as suas dificuldades, afinal, não podemos esperar que nossas expectativas sejam sempre atendidas pelas pessoas a nossa volta como nosso cônjuge, amigos e familiares.

TÉCNICAS

Trabalhamos com técnicas combinadas entre elas, as mais utilizadas.

  1. Psicanálise
  2. Hipnose
  3. Eneagrama
  4. Meditação
  5. Psicopedagogia

Psicanálise

Investiga no inconsciente e no consciente a raiz de problemas que estão sendo vividos, visando eliminar as dificuldades. A técnica é baseada na escuta e na fala, com ou sem o contato visual direto, esta técnica endossada mundialmente pela sua eficácia, sendo uma base para análise do ser humano e suas complexidades, sendo estudada e validada por todas as áreas atuantes na saúde mental e no desenvolvimento humano.

Hipnose

A hipnose é uma técnica que pode ser utilizada em conjunto com a psicanálise ou de forma autônoma, também conhecida como hipnoterapia clínica quando seu uso possui uma abordagem terapêutica. A hipnose permite resgate de memórias e traumas para que seja possível atuar sobre elas em um estado de transe (relaxamento profundo). Essa técnica permite ainda programar sugestões positivas para mudanças de crenças limitantes, superação de fobias, traumas, vícios e sintomas desagradáveis relacionadas aos transtornos da saúde mental. O procedimento é totalmente seguro, você nunca deixará de ficar consciente e todo o processo envolve diálogo com o terapeuta. Nenhum procedimento durante a hipnose pode ser feito sem seu expresso e íntimo desejo e aceitação, caso contrário, você não alcançará o estado de relaxamento profundo (transe) ou entrando em discordância com a condução do terapeuta, o estado de transe não alcançará resultados.

Eneagrama

Quem somos, porque somos assim e como mudar. De acordo com a teoria do Eneagrama iremos conhecer o traço de sua personalidade de forma profunda, identificando e resinificando crenças e comportamentos.

Neste sentido, trabalhamos com os traços de personalidade segundo o eneagrama, deste modo, conhecendo os comportamentos, padrões mentais e sentimentos desequilibrados mais viscerais que temos, aqueles que tomamos por impulso e que muitas vezes nos prejudicam, mas não sabemos como superá-los.  Com esta técnica tomará ciência dos seus atos de desequilíbrio, como alcançar o equilíbrio, superar ciclos e padrões destrutivos e se desenvolver para viver uma vida plena.

Meditação - Mindfulness e Focusing

A meditação é uma técnica utilizada em todo o mundo, suas contribuições atuam inclusive sob a depressão e ansiedade. A meditação contribui para uma vida mais calma e equilibrada, desacelera os pensamentos, promove a criatividade, desbloqueios mentais produtivos, trás mais consciência sobre si e sobre o outro, em alguns casos mais surpreendentes, pessoas associam a prática de meditação aliada a visualização curativa de regenerações impossíveis para medicina ocidental.

O mindfulness ou atenção plena, versa sobre a consciência plena de tudo a sua volta, internamente e externamente, eliminando sobrecargas mentais e te possibilitando estar presente, no aqui e agora sob qualquer circunstância que esteja em exposição.

O focusing ou focalização, versa sobre a capacidade de perceber as mensagens trazidas pelo corpo (somatização) para a consciência, de forma que possa encontrar a superação de efeitos físicos indesejados que estão relacionados a sua emoção.

Psicopedagogia e Pedagogia

Conduzem o desenvolvimento do comportamento, da comunicação e do desenvolvimento psicoemocional. Neste sentido, a pedagogia contribui com métodos de transmissão ou ensino de conhecimentos de forma pedagogicamente mais desenhada com o propósito de utilizar conhecimentos associados ao cotidiano do paciente, como resultado teremos uma fácil compreensão das temáticas necessárias para sua evolução pessoal. A psicopedagogia contribui para equacionar lacunas do desenvolvimento de suas faculdades cognitivas ou psicoemocionais.

MÉTODO EXCLUSIVO

Técnicas Combinadas

Dr. Jansen Santana (Ph.D) desenvolveu a terapia breve utilizando-se das ferramentas de análise pessoal (psicanálise) e hipnose, incorporando a Teoria da Personalidade segundo o Eneagrama, Análise de Perfil Comportamental baseada na teoria DISC, além de outras teorias comportamentais e métodos pedagógicos e psicopedagógicos do desenvolvimento humano e do desenvolvimento psicoemocional. Somam-se ao método utilizado em suas sessões outras avaliações e instrumentos, inclusive treinamentos para adquirir novas competências, assim sendo, você terá acesso a uma metodologia única.

Diferencias

Sua formação inclui além da Psicanálise, Doutorado, Mestrado e Graduação em Ciências Educacionais (pedagogia) o que agrega forte capacidade analítica e didática facilitando a assimilação de conteúdos para o desenvolvimento humano e psicoemocional. Por mais de dez anos atuou a frente de equipes multidisciplinares com pedagogas, assistentes sociais e psicólogas, orientando, formando, supervisionando tais profissionais. Por outro lado, atendendo ainda crianças, adolescentes, adultos, pais e mães.

Todos os atendimentos são realizados com emissão de nota fiscal de serviço conforme os termos de uso.

Em conclusão, sua formação científica completa esta disponível na plataforma do CNPq e inclui publicação de livros e artigos científicos, certificação internacional e formações em outros países.

Terapêutica

Diante das especificidades da vida moderna e sua prática com o desenvolvimento das complexidades psicoemocionais aprimorou seus conhecimentos e métodos em uma proposta sistêmica de todas as abordagens e formações terapêuticas que se especializou de tal forma, que a terapia breve, ou seja, voltada para soluções de curto prazo, quando possível alcançado os melhores resultados. Estudou ainda o Eneagrama com o psicólogo credenciado 356708/18 do International Enneagram Association de Sória – Espanha.

GARANTIA EXCLUSIVA

Em nossos atendimentos oferecemos uma garantia exclusiva. Acreditamos tanto na qualidade do nosso trabalho que ao finalizar sua segunda sessão, se você desejar desistir do tratamento por entender que não está alcançando a satisfação esperada, basta anunciar que você não pagará pelo segundo atendimento realizado.

Você já escutou algum terapeuta falar de garantia? Vou te contar que eu nunca ouvir falar, foi por isso que lançamos esse desafio, pois o nosso compromisso não é com seu dinheiro e sim com a sua evolução.

Não faz sentido algum te deixar sair de uma sessão sem você sentir que algo te tocou, te fez refletir algo importante, contribuiu para sua evolução ou que não tenha feito sentido para você.

Quais tratamentos se aplicam a garantia

Em qualquer um de nossos atendimentos você conta com essa garantia.

Como funciona

Ao final de todas as sessões vamos perguntar se houve satisfação em seu atendimento. Caso você manifeste que não alcançou a satisfação e apresente os motivos da insatisfação, vamos conversar sobre estes pontos e se você entender que não houve de fato o alcance de nenhuma evolução em seu atendimento e você opte por desistir do tratamento, você não pagará esta segunda sessão.

Se eu desejar voltar para terapia?

Se você pensou melhor e sentiu que algo não fez sentido naquele momento, mas dentro de um tempo você teve consciência do sucesso daquele atendimento, o que faz parte de um processo terapêutico, não há motivos para se envergonhar, pois, estamos cientes que em algumas sessões as intervenções podem alcançar seu objetivo depois de um tempo para elaboração.

Ao retornar para a terapia pagarei alguma multa?

Em nenhuma hipótese haverá cobrança de multas ou taxas para seu retorno, tampouco haverá julgamento por ter manifestado sua insatisfação no último atendimento. O que nós podemos concordar é que se você retorna, mesmo que a demanda seja outra é que você alcançou a satisfação com o nosso trabalho e nada é mais justo, que acertar a sessão que não foi paga pelo critério de garantia vinculada ao abandono do tratamento.

Por que decidimos oferecer esta garantia?

É muito simples. Sabemos o que estamos fazendo e que estamos em constante formação seguindo o tripé que sustenta a qualidade do nosso trabalho, ou seja, também estamos sempre em análise, supervisão e formações constantes. Neste sentido, não podemos dizer que houve motivo para desistência em nosso tratamento.